A palavra

Marivaldo Lima
3 min readSep 22, 2022

A palavra foi dada ao homem para esconder seu pensamento, li esse trecho no lindo livro do Stendhal. Essa era a citação de um jesuíta que viveu muito tempo no Brasil. Passei um bom tempo refletindo sobre essa frase. Não existe palavra sem o ato de pensar, da mesma forma que eu só sei o que eu penso porque eu domino o recurso da linguagem. Há um filosofo alemão muito famoso que afirma que a linguagem é a casa do ser — e nesse ser mora o homem.

Photo by Glen Carrie on Unsplash

Ja pensou se falássemos tudo que pensamos? E se as palavras simplesmente saíssem, sem auto controle, em milésimos de segundo, afirmando o que o nosso fluxo de pensamento realiza? Talvez o mundo seria uma confusão total! Com certeza, e, ouso dizer, quase sempre, não falamos o que pensamos: mentimos, ludibriamos, fazemos um ajuste ali e outro aqui, no nosso discurso.

O jesuíta que escreveu essa frase possivelmente leu uma passagem bíblica que nos alerta […] seja rápido a ouvir e tardio para falar […] Tg 1:19

Não sei se acontece com vocês, mas sempre admirei as pessoas que são silenciosas, as que falam pouco, elas sabem esconder bem seus pensamentos, na verdade elas os controla muito bem. E quando elas são caladas e falam na hora certa? ganham meu coração. Essa é uma virtude que eu persigo bastante, mas estou longe de a encontrar (rs). Eu também falo dessa característica particular, positiva, sem excluir os calados dissimulados, visto como negativa, esses eu não os admiro. Uma coisa é buscar a virtude, outra é fingir ter essa virtude.

Há, também, o outro lado da moeda: os que falam bastante! Eu me enquadro nessa característica. Não sei se é uma qualidade, a pessoa que “fala na cara”, que “fala mesmo”, eu acho que esse tipo de pessoa, na vida, sofre bastante. Opinião minha. Não me entendam mal, não estou falando que não gosto dos que falam a verdade. Acredito que quando queremos falar algo sério para alguém, devemos utilizar as mais preciosas palavras, para que se entenda bem o que está sendo dito. A confusão nos discursos se dão quando estão perto dos sentimentos.

Photo by Finn on Unsplash

Estou dando ênfase para o ato de falar porque eu creio fielmente que a palavra é uma qualidade dada por Deus e atribuída ao homem. Observe: Deus tem o domínio pleno dessa habilidade e fez dela sua companheira no Ato de Criação do Universo; nunca uma palavra dita foi tão poderosa — HAJA LUZ (Gn 1:3). Podemos ir além: esta palavra, que antes estava nos Altos da Criação, se fez carne (Jo 1:14). Nosso Senhor, além de criar com Suas palavras, fez dela Criação em si, deu-nos-a para que fosse a grande obra de redenção para a humanidade, redimindo-nos.

Isso me enche de temor quando me vejo falando pelos cotovelos…

--

--